quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Internet ao seu 'desfavor'

  A educação no nosso país não anda lá essas coisas, eu sei, e é fato, os  governos têm deixado  a desejar no que tange às questões educacionais. Porém, como educadora, não posso me esquecer de que há também a falta de vontade do alunado e o descaramento e a picaretagem de alguns colegas, que insistem em fazer da oportunidade de ensinar apenas um horário para ganhos financeiros, burlando suas verdadeiras funções e matando-nos,  professores conscientes, de vergonha e raiva.
  Como internauta, vez e sempre, deparo-me com  o 'assassinato' instantâneo da Língua Portuguesa, através das redes sociais. Não me refiro à linguagem da internet, nem as suas peculiaridades (uso de abreviações, escritas sem acento e/ou sem pontuação...), refiro-me aos erros berrantes e perceptíveis que ocorrem quase que 'reescrevendo' uma nova Língua Portuguesa (grotesca, por sinal!).
   Nesta discussão, o que mais me chama a atenção é que não somente os estudantes do Ens. Médio ou graduandos do Ens. Superior são protagonistas deste 'homicídio em massa', mas também um grande grupo de graduados, principalmente médicos, jornalistas, psicólogos e até professores, o que me permite constatar que entre o que se ensina e o que se aprende, há um longo, árduo e longínquo caminho.
   A internet nos beneficia, não há dúvidas, traz-nos informações, opiniões divergentes, dicas e sugestões, mas admitamos: dentre outras coisas, as redes sociais são verdadeiros workshops de como não devemos escrever.
  Abaixo, postei um diálogo breve, escrito por mim em meu facebook com os erros mais comuns na internet, muitos destes cometidos por pessoas com as quais me comunico diariamente no mundo virtual.


23 comentários:

Matheus disse...

é... Não podemos negar que é facilmente possivel encontrar erros... Olha só eu, formei e falo errado atodo tempo... Mas claro... Tempo me vigiar... Nem sempre saio com exito... Mas fazer o que né? O jeito é pegar um livro e ler, pra ver se isso passa!


Abraços!

Amanda disse...

erros todos nós cometemos e é fato que há falta de interesse por parte dos alunos, já que eles não veem a importancia do bom portugues para suas vidas... mtos alunos (principalmente da escola pública) não possuem expectativas profissionais tornando o seu aprendizado quase que "sem motivo" para eles. Quanto a internet.. não acho que ela pode ser considerada um workshop de como escrever errado. Na internet não se escreve errado.. se escreve resumido as palavras para agilizar a digitaçao. Porém se a própria pessoa que escreve não possui um estudo prévio da nossa lingua, com certeza irá escrever errado, tanto na internet quanto no papel. Então só muda o meio mesmo... enfim ^^ passei aqui pra comentar e dizer pra você também ir visitar o meu blog ;D

www.mentaflocada.blogspot.com

a programaçao dos posts com os dias da semana (se lhe interessar voltar mais vezes) está aqui http://migre.me/3RafD

Heledanium disse...

ahsuhaushaushuahsu
Eu até ri, mesmo não sendo algo engraçado, isso. É grave o que vem acontecendo pelas redes sociais e afins.
E esse é um problema causado pelo imediatismo, creio.

Mas, de qualquer modo, não sou o melhor para dizer isto. Apesar de evitar o vicio de linguagem e alguns erros banais, vez ou outra, as falhas surgem.

Enfim... parabens pelo texto. Que ele sirva de alerta!
=^__^=

Pobre esponja disse...

Imagina a agora com a reforma ortográfica?
Admiro os neologismos virtuais, mas tudo tem seu espaço, né?

abç
Pobre Esponja

Juliane Bastos disse...

Oi Karen, quero agradecer pelas palavras e pelo carinho *-*

amei o selo e vou por no meu blog.
e pra retribuir te indiquei três selinhos lá no meu blog. passa lá pra pegar, se seguir o meu avisa que eu retribuirei tmb. *-*

selos aqui : http://juliane-bastos.blogspot.com/p/selos.html

beijãooo ;*

Láh/ disse...

Heyyy!
Olha, eu fico simplesmente REVOLTADA quando vejo um texto assassinando o português.
O que mais vejo por aí é gente escrevendo AGENTE!.. Como isso me irrita.

Mas não é só na escrita que eu vejo essas coisas.
Meu primo mesmo diz: NAONDE que tá?

Nossssa, dá vontade de enforcarr!!

Rubi disse...

Com a internet isso vem acontecendo com mais frequência, infelizmente.

Excelente texto.
Estou seguindo também.

Moleza disse...

é só o que acontece na internet hoje são esses erros muito grandes na ortografia

Bruh Worspite disse...

Olá
Diante dos fatos, concordo plenamente com você, pois isto tem levado muitos a se comunicar de forma errada também, todos os dias tenho clientes em um serviço de chat online, que escrevem palavras erradas, que são tão simples! Infelizmente é algo que só tende a piorar, porém no momento, vamos curtir as coisas boas das redes sociais!
Parabêns pelo blog, lindo!
Já to seguindo =]
Beijinho e bom final de semana!

J.R. disse...

Muito bom o seu post!!!!

Thales Henrique disse...

estou te seguindo... obrigado pela sua visita.
http://publicidadepublicando.blogspot.com

Rochafc disse...

Eu concordo com vc em questão deste tipo de erro não pode ser aceito mas por outro lado as palavras digitadas sem acentuacao correta nao sao relavante em redes sociais como o twitter e comentarios em blogs



Brincadeira isso e vergonha

Nizardi disse...

Cada vez mais as pessoas têm acesso a diferentes meios de comunicação, se manifestando, escrevendo, e expondo suas deficiências no uso da língua portuguesa. Por um lado é uma pena ver tanta gente escrevendo tão mal. Mas por outro é bom que esse problema fique bem claro para todos. Talvez a melhor consciência dessa falha nos leve a entender que precisamos investir muito mais na educação. Abraços e parabéns!

Kyanne Carvalho disse...

Realmente, a língua portuguesa vem caindo no erro, principalmente pela internet, onde as pessoas pagam para escrever errado e acham que estão arrasando. HAHA, realmente muito engraçado.

Ritchy ϟ disse...

adorei o termo "homicídio" em massa xD
muito bom post xD

André Luiz Coutinho disse...

Esse papo que as pessoas tem preguiça na internet não cola muito! Elas querem mesmo é uma desculpa para falar errado, hehehe!

Me amarrei no blog!

Bjão! (ops, escrevi errado, rs)

Erica Rodrigues disse...

Parabéns pelo seu blog educadora, gostei do texto, bem como do layout!
Com relação ao assunto, é mesmo muito interessante ver como isso se torna tão frequente! o importante é ver que existem pessoas que percebem os erros; se não as houvessem seria ainda mais preocupante!

http://sinestesiadamente.blogspot.com/

te sigo (:

Victória Andressa disse...

É um imenso descaso, a educação brasileira está cada dia mais indo para o ralo, e pouca gente parece se importar com isso. Hoje para ser o "cool" na internet você tem que usar o máximo de abreviações o possíveis e estilos que para mim denunciam retardamento mental como: "qeee", "vooc", "vs", "purkêê", etc etc. Os jovens estão a cada vez mais lendo menos e isso influencia a escrita desses. Eu, por exemplo, fui incentivada a ler desde pequena, daí vem meu enorme gosto de me expressar pelas palavras.
Com o internetês superando o português, que jovem vai querer saber de regras, concordâncias e gramática quando escrevendo errado ninguém liga?
Parabéns pelo blog!

http://nexosereflexos.blogspot.com/

Victória Andressa disse...

corrigindo: - abreviações o possível
- através das palavras

pisovelho.com.br disse...

O "Agente" é clássico. Até parece que há tantos agentes secretos assim no Brasil hahahahaha

Karla Hack dos Santos disse...

Uma coisa são erros corriqueiros, outra é o assassinato que esbarramos por textos internet a fora.
Juro que toda a vez que esbarro com um erro grotesco sinto aquela vontade doida de corrigir!

Bela postagem!


;D

Juliana Skwara disse...

- E eu que vou ser professora? Ai meu deus! Só deus sabe, mas vamos torcer. Estava sumida poe mil coisas. Agora digamos que voltei bem mudada e perdi um tempo sabe? Mas vamos ser felizes!

Blogs disse...

Quer um layout novo para seu blog e deixar ele de cara nova?
Participe da promoção http://overbotobe.blogspot.com/2011/02/promocao-seu-blog-de-cara-nova.html

Ou mande um e-mail para kaah.barros@hotmail.com e peça seu orçamento.

+ informações : http://overbotobe.blogspot.com/p/templates.html