domingo, 30 de janeiro de 2011

Presidente ou Presidenta?


      
   Apesar de estar há quase um mês  no poder como Presidenta do Brasil,  Dilma Roussefassim como eu, com certeza continua a receber emails que configuram o uso da palavra PRESIDENTA como erro da Língua Portuguesa. Há inclusive um e-mail circulando pela internet que diz:   
   ‘Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.’  (Hélio Fontes,  de Santa Catarina, intitulado Olha a "Vernácula".) 
   Acredito que quem o escreveu provavelmente tenha se deixado guiar por emoções, e os que o encaminham têm deixado para trás a relevância em reproduzir informações verdadeiras. 
   Seria ótimo para nosso país se as pessoas que transmitem informações e repassam e-mails tomassem a devida precaução de checar a veracidade das informações antes de difundi-las, principalmente informações como a que tratou o autor da afirmação acima. 
   Como professora de Português, no uso do meu bom-senso, tenho que discordar,  aliás não somente eu,  mas muitos estudiosos da Língua também discordam. Sendo assim, afirmo e confirmo:  as duas formas são admitidas na língua portuguesa - presidente e presidenta. 
   O professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, confirma que a palavra serve tanto para o feminino quanto para o masculino.  Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra "presidenta" tem uma carga pejorativa e por isso, prefere adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.
  O grande Mestre Pasquale diz que a palavra presidenta talvez tenha surgido devido às conquistas femininas em vários territórios, desta forma; vários dicionários a acolheram. E ele acrescenta:  “Os três maiores dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, o Aurélio e o Aulete, já registram presidenta como equivalente de a presidente, portanto, as duas formas estão corretas!

  Bem, espero que tenha ajudado.
  Cordialmente, Professora Karênina Michelle. 

31 comentários:

Marcelo disse...

eu achava que fosse presidente mesmo

mas são os dois então tá bom né, haha

belo post.

Parabéns pelo blog! muito sucesso pra você :D

Macaco Pipi disse...

TANTA GENTE FALANDO PRESIDENTA...MAS SOA FEIO MESMO!

Kyanne Carvalho disse...

Olá, li o seu comentário no meu blog, e adorei saber que gostou do meus post, e quanto a respeito do selo de ouro... Eu adoraria receber.. Sendo que eu não sei como colocá-lo, já que sou novata quanto a blogs e tudo mais.. Se pudesse me ensinar como se faz eu agradeceria muito... Ps.: seguindo o seu blog :)

Jânio Quadros Notícias disse...

Prefiro PRESIDENTE. Soa melhor do que PRESIDENTA. Mas como os dois são aceitos, tudo bem.

http:janioquadrosnoticias.blogspot.com

Kyanne Carvalho disse...

eu te add no orkut mesmo.. e eu já sei como se faz pra colocar.. só preciso do código, né? :)

Mayara disse...

Eu rprefiro falar presidente :D
Presidenta é estranho!
Bom saber que pode falar das duas maneiras!
adorei o blog, estou seguindo viu, beijos

Gustavo disse...

Sempre tive essa dúvida!! Obrigado por desvendá-la!!!

aushaushaushaus


http://wwwoqueeufalo.blogspot.com/

http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/ disse...

Para mim deveria ser Presidente por se tratar de cargo.

Parabéns pelas postagens. Visite meu blog, e comentem também

http://ecologiaemeioambiente.blogspot.com/2011/01/imagem-httpsosriosdobrasil.html

Ao visitar o meu blog não deixe de clicar no Banner: Doe aqui para as vítimas das enchentes, você não vai pagar nada por clicar no anuncio e vai ter a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo Arautos do Evangelho. Aí sim, se você quiser doar o grupo te passará a informação de como proceder.

Um abração.

joão victor borges disse...

Presidente e Presidenta. A primeira a ser os dois.

Abraço! ;)

http://anpulheta.blogspot.com

Diego disse...

acho q presidente mesmo, rsrs, ta lindo seu blog, adorei..abraços..

. disse...

muito bom o conteudo mesmo em parabens

kbritovb disse...

mas mesmo assim a maioria das pessoas prefere chamar de filho da p**a

renata disse...

eu acho justo o uso de presidenta. Porém acho uma palavra muito gorsseira...

Planeta Humor disse...

é um pouko estranho mais é presidenta mesmo e que o brasil nunca teve uma mulher presidenta ai nunca ninguem falou mais agora acostuma



http://planetahuumor.blogspot.com/

Planeta Humor disse...

é um pouko estranho mais é presidenta mesmo e que o brasil nunca teve uma mulher presidenta ai nunca ninguem falou mais agora acostuma



http://planetahuumor.blogspot.com/

Mayara disse...

Claro que aceito a parceria com teu blog ;)
Er, você tem banner? Se não tiver, coloco só o link lá na página ^^
bjs

Mayara disse...

Ah, e obrigada pelos elogios, seu blog também é um arraso! *-*
bjs

MeninoDePredio disse...

Eu acho presidente , presidenta es estranho nao achas?

Laura Ribeiro disse...

Apesar de estar correto, ainda prefiro dizer Presidente,. O Som é mais formal mesmo :)

Arash Gitzcam disse...

vlw, estava confuso entre o uso dos termos para designar presidente, abraços...

Leandro Danúbio disse...

Você escreve muito bem... Eu sempre me perguntei qual era o certo, mas eu já tinha percebido que as duas formas são corretas, gostei de saber que é professora de português eu adimiro muito a profissão e vou ser professor porque eu ainda acredito nas crianças o futuro desse país...

Me visite...

G7 Notícias: www.g7ceara.blogspot.com

Mayara disse...

prontinho, está colocado lá ;)

J.R. disse...

Um dia ouvi falar que a Dilma gostaria que chamassem ela de presidenta!!!

Suzana disse...

Presidenta é uma palavra feia!
A presidente é mto mais bonito e certo.

http://www.suzanaaferreira.blogspot.com/

meucaonaochupamanga.com disse...

Fico muito incomodado quando ouço nossa presidente se dizendo "presidenta"!
Não me soa bem aos ouvidos!

L'amore in Parole disse...

Olá professora...

Bom, recentemente fiz um curso de português com uma renomada professora, e ela ensinou que toda profissão terminada com NTE, como estudante, ajudante, não vai para o feminino, afinal nunca vi a expressão estudanta, ajudanta, sãp unisex por derivarem do latim, mas ela também ensinou que devido a algo que não recordo aceita-se ambas as formas. Agora não sei. Mas olha ela realmente é excelente.

Obrigado pela dica.

acesse: http://lamoreinparole.blogspot.com

Láh/ disse...

Presidenta é MUUUITO feiooo!
Me dá vontade bater em cada um que diz isso! ><

Alessandra Sousa disse...

Ela esta bem sumida da midia hein? Te espero no Change Feelings

Suzy Carvalho disse...

eu acho mais bonito A presidente :D

Italo Hess disse...

Presidente(a) rrssr

VaidadePink disse...

qrida!fique a vtd p linkar qto quiser
seja sempre bem vindaa!
e obigada pela visita
Suzane Módena